Important:

Quaisquer soluções e/ou desenvolvimento de aplicações pessoais, ou da empresa, que não constem neste Blog podem ser tratados como consultoria freelance.

Views

MS Access no Google Drive

MS Access no Google Drive

Certamente como um bom desenvolvedor, está constatemente buscando onde eu pode entregar maior valor. Há muito tempo percebi uma oportunidade muito interessante no mercado de Google Apps e hoje resolvi entroduzir este assunto por aqui.

Invariavelmente acontece assim: Pequenos monstrinhos começam a ser criados em pequenas e médias empresas ou nos departamentos que precisam de velocidade para análise e/ou uma aplicação que comporte um armazenamento médio.

Geralmente começamos bem: Nossas aplicações são desenvolvidas no Excel, depois passamos para o Access, terminamos conectando e trabalhando dados oriundos dos nossos ERPs, e neste ponto começamos a ampliar a utilização num banco de dados SQL. Desenvolvemos algumas PROCs e TRIGGERs, conectamos tudo com pequenas functions em C #, tudo isso no Azzure do mundo Microsoft.

Mas o que muitos ainda não vislumbraram foram as possibilidades do mundo Google Drive com suas aplicações na nuvem como o SalesForce. Este pode abranger ambas as extremidades.

Pense: Naqueles casos onde nossas aplicações tornam-se grandes o suficiente para não serem mais comportadas em planilhas, mas ainda pequenas para migrarem para um ERP. Será que o MS Access no Google Drive pode nos ajudar a preencher essa lacuna?

Se iniciar sua aplicação no Google Drive, terminará com um grupo de planilhas e pastas contendo documentos.




1. Comece adicionando suas planilhas do Google (Spreadsheets) no modelador de dados e defina as relações entre elas, como por exemplo, CUSTOMERS-INVOICES-PRODUCTS.


2. Em seguida defina os usuários que acessarão amigavelmente tais formuários. Este respeitará os relacionamentos, portanto, poderá adicionar Cliente (CUSTOMERS) e produtos (PRODUCTS) previamente existentes em suas faturas (INVOICES). O design do formulário poderá ser mais complexo do que apenas uma lista de atributos fornecidos pelas atuais planilhas e formulários do Google.




3. Ambos os modelos e formulários estão disponíveis no novo Google Drive appBasta clicar no ícone "Our Company Application"  e abrirá todo um ambiente amigável para a procura de clientes, geração de invoices, etc...

Sim, pode haver certa complexidade, mas a ideia é usar os atuais serviços de Documentos do Google, incluindo suas APIs, o armazenamento de dados, scripts, seu gerenciador de usuários, etc...

Deixe seus comentários, compartilhe este artigo!


⬛◼◾▪ Social Media ▪◾◼⬛
• FACEBOOK • TWITTER • INSTAGRAM • TUMBLR • GOOGLE+ • LINKEDIN • PINTEREST

⬛◼◾▪ Blogs ▪◾◼⬛ 

⬛◼◾▪ CONTATO ▪

LinkWithinBrazilVBAAccessSpecialist

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vitrine